Quando e como fazer uma pesquisa de mercado?

Grandes empresas ou negócios familiares, a pesquisa de mercado é importante para todos os segmentos e tamanhos de organização. Esse estudo pauta decisões importantes e ajuda a tornar a estratégia mais assertiva.

Quer saber quando e como fazer uma pesquisa de mercado na sua empresa? Confira nossas dicas nesse artigo.

O que é uma pesquisa de mercado

Antes de destrinchar o método, é importante entender o que é uma pesquisa de mercado e quais são suas aplicações. Trata-se de um método de coletar informações importantes para o negócio, seja para compreender melhor o segmento ou a concorrência, seja para testar um novo produto/serviço, seja para aprimorar os processos da organização, entre outros objetivos.

A pesquisa de mercado pode ser usada para diversas finalidades. Os dados que serão coletados deverão estar totalmente alinhados com os objetivos. Em outras palavras, se sua empresa pretende lançar um novo produto, a pesquisa de mercado deve ser feita com o público alvo dessa novidade para entender sua aderência ou não com esse target.

Por que e quando fazer uma pesquisa de mercado?

Como citado anteriormente, pesquisa de mercado é extremamente importante para a tomada de decisão. Nesse sentido, se a organização está passando por uma fase que necessita de direcionamento em algum aspecto, é um bom momento de fazer a pesquisa de mercado.

Claro, tenha muito claro os objetivos desta pesquisa e, se necessário, faça mais de uma para não ter falhas na análise dos resultados. Com o propósito bem definido, as perguntas da pesquisa estarão bem delineadas, auxiliando em um diagnóstico mais assertivo.

 

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Depois de definir o objetivo, você conseguirá avaliar se é possível fazer uma pesquisa primária (apenas dentro da empresa) ou uma pesquisa secundária (com amostra de indivíduos e com pesquisa bibliográfica). A partir deste momento, você já traçará o público alvo da pesquisa e o tamanho da sua amostra (entenda aqui como fazer o cálculo amostral). O momento de definição da amostra te norteará a definir se deverá ser uma pesquisa quantitativa (muitos indivíduos) ou qualitativa (um grupo selecionado).

Após a definição do cálculo amostral, você selecionará o método de pesquisa. No caso da qualitativa, você pode definir um focus group ou entrevistas individuais. Ao selecionar entrevistas individuais, você pode, inclusive, escolher fazer isso online (para poupar investimento). Para a quantitativa, você também pode escolher entre um formulário online ou um questionário presencial.

O método de aplicação é muito importante para definir as perguntas da pesquisa. Ao selecionar online, por exemplo, os questionamentos devem ser extremamente claros para que não haja dúvida ao respondê-los.

 

Etapas da pesquisa de mercado

Para ficar mais claro o passo a passo que você deverá seguir para fazer uma pesquisa de mercado, separamos em x passos:

  1. Defina o objetivo da pesquisa (pense nos questionamentos que devem ser sanados com essa pesquisa)
  2. Avalie se será uma pesquisa primária ou secundária
  3. Faça o cálculo amostral
  4. Escolha entre pesquisa quantitativa x pesquisa qualitativa
  5. Selecione o método de pesquisa (presencial ou online)
  6. Trace as perguntas que devem ser respondidas
  7. Dispare a pesquisa
  8. Avalie os resultados

 

Caso precise de ajuda para colocar a pesquisa de mercado em prática, pode contar com a EntreLinhas. Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br que ficaremos felizes em te atender!

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