Qual a importância do planejamento estratégico de marketing?

Já dizia Thomas Edson que “boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. Por mais clichê que soe essa frase, faz muito sentido no cenário corporativo atual. As empresas que estão se destacando conseguem fazer uma boa análise do mercado e traçam ações certeiras para atingir seus objetivos. Nesse texto vamos detalhar a importância e o processo de um bom planejamento estratégico de marketing.

 

A importância do planejamento estratégico

Segundo uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters com mais de 300 decisores corporativos, 80% dos executivos acreditam que a competitividade só pode ser mantida com inovação. A implementação de inovação requer uma análise de mercado, do micro e macro ambiente, bem como o planejamento de como atingir os objetivos traçados. Obter uma visão do todo de maneira metódica e organizada é extremamente importante para atingir bons resultados e manter a organização em uma boa posição estratégica.

A ferramenta crucial nesse processo de sobrevivência é o planejamento estratégico, tanto para ações administrativas/financeiras/gestão, quanto para ações de marketing e comunicação. O sucesso organizacional depende de uma análise bem-feita e de mensuração de resultados para aprimorar as rotas, quando necessário.

O processo de construção desse instrumento deve responder a algumas questões básicas, tais como: onde estamos, para onde queremos ir e como chegar lá.

 

Como traçar um planejamento estratégico de marketing

No âmbito da comunicação, a empresa precisa entender – no primeiro momento – qual seu público e onde encontrá-lo. A partir disso, deve ter uma avaliação transparente do que tem feito para se comunicar com esse público. Quais canais está usando? Quais mensagens está transmitindo? Essas mensagens refletem os objetivos da empresa?

Depois de responder tais perguntas, chega o momento de traçar as metas: quantas pessoas a empresa deseja impactar em um período de tempo pré-determinado? Quais ações a empresa espera que essas pessoas tomem?

Por fim, deverá articular as ações de comunicação e marketing que deverá fazer para conseguir atingir esses objetivos e o custo de cada uma delas. Por exemplo: será necessário fazer algum tipo de publicidade em veículo de massa? Haverá contratação de assessoria de imprensa? Qual serão os temas/assuntos abordados nas redes sociais? Haverá investimento em Adwords?

Há uma infinidade de possibilidades, tanto no âmbito digital, quanto offline, para a organização traçar suas ações.

Caso precise de ajuda para traçar e implementar o planejamento estratégico de Marketing em sua organização, a EntreLinhas pode te ajudar. Somos uma agência cujo propósito é tornar o Marketing acessível para todos os tipos de organização. Entregamos com qualidade e com preço justo.

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