Como o marketing de conteúdo pode aumentar as suas vendas

Marketing de conteúdo é uma concepção relativamente recente, o que faz com que muitos empresários ainda não saibam como funciona e tenham dúvidas de sua eficácia. O objetivo desse texto é esclarecer os principais questionamentos e provar que essa estratégia pode, de fato, aumentar o faturamento (principalmente no médio e longo prazo).

Leia até o final e veja como aumentar suas vendas.

O que é Marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma forma de engajar o público. Por meio dessa estratégia, a empresa não faz uso de anúncios puramente institucionais para atingir mais clientes. O foco da comunicação não é a venda e sim a informação.

Em outras palavras, a ideia é fornecer mensagens valiosas para o cliente, um conteúdo relevante e atrativo que aumentará seu engajamento com a marca. Gerar negócio será consequência do relacionamento criado.

Por que essa estratégia gera negócio?

Uma comunicação focada puramente na venda, apresentando apenas os produtos e serviços oferecidos pela empresa, pode ser bastante maçante para o cliente. Afinal, ele recebe o contato de diversas empresas.

Disponibilizar um conteúdo útil fará com que sua organização se destaque da concorrência. Como a informação visará a solução de um problema do cliente, ele terá uma percepção positiva sobre a marca e estará mais propenso a comprar de vocês.

Momento certo para pessoa certa

Além de trazer essa percepção positiva para o cliente, essa estratégia ajuda na questão do timing de abordagem. Afinal, se a pessoa está pesquisando sobre um conteúdo e achou o blog da sua empresa, provavelmente ela está precisando de algo que vocês vendem.

As visitas no seu site poderão aumentar e, consequentemente, as possibilidades de negócios fechados também.  Não há aquele aspecto “invasivo” dos anúncios, a atração é feita de maneira sutil.

 Economiza tempo do time comercial

Muitas empresas possuem produtos e serviços mais complexos, difíceis de serem explicados em uma primeira olhada no site da organização. Isso faz com que o time comercial precise de muito mais tempo detalhando para um potencial lead do que se trata.

Ao captar leads por meio de materiais interessantes, os contatos adquiridos já passaram por um momento de aprendizado. Já entenderam que possuem um problema, já sabem as possíveis soluções desse problema e estão no momento de contratar os recursos necessários. Seu time comercial entrará na etapa final, o que fará com que a conversão acabe sendo mais rápida.

Sem mencionar que um conteúdo de qualidade é capaz de quebrar as objeções, otimizando a argumentação dos vendedores.

Como fazer Marketing de conteúdo?

Para obter resultados satisfatórios, é preciso planejar muito bem o conteúdo que será disponibilizado (temas, etapa do funil de vendas), qual formato tal conteúdo estará (texto SEO, post nas redes sociais, vídeo, email marketing, conteúdo rico), o canal que será divulgado (apenas redes sociais, sites parceiros e etc) e a frequência de divulgação.

Após o planejamento, é extremamente importante mensurar os resultados: quais conteúdos tiveram maior alcance, quais aumentaram as visitas no site ou trouxeram mais conversões de leads. Trace as métricas de acordos com os objetivos da empresa e veja a eficácia de cada ação.

 

Se você está com dificuldade de traçar esse planejamento ou executar o Marketing de conteúdo para obter os melhores resultados, nós, da EntreLinhas, podemos te ajudar. Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br para saber mais.

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