Qual o papel do Marketing nas organizações?

Boa parte das empresas começa a pensar em Marketing quando estão precisando melhorar os números do faturamento. Seus gestores acreditam que, ao traçar uma estratégia de Marketing, automaticamente as vendas vão aumentar. Não é bem assim!

Você não pode esquecer do seu departamento comercial quando iniciar o Marketing e nem acreditar que o setor de vendas – sozinho – fará milagres para aumentar sua quantidade de clientes. As estratégias das áreas deverá ser complementar, pois cada uma possui uma função bem específica dentro dos negócios.

Quer entender melhor qual o papel do Marketing nas organizações e como ele pode ajudar seu setor comercial? Continue lendo nosso post.

 

O que o Marketing faz ou qual o papel do marketing?

O papel do Marketing gira em torno da percepção que os clientes terão da empresa, tanto para fidelizar quanto para conquistar novos. Em outras palavras, o objetivo é trazer mais gente interessada nos produtos/serviços e fazer com que o consumidor que já compra da organização, além de não achar o concorrente mais atrativo, começar a adquirir outros itens da marca (não só aqueles que ele já está habituado a comprar).

 

Como o Marketing fideliza os clientes?

O primeiro passo para fidelizar é conhecer. Sendo assim, o Marketing começará fazendo uma análise bem detalhada do perfil de consumidor. Isso significa avaliar interesses, comportamentos, hábitos de consumo, desafios enfrentados e etc. O objetivo é captar o máximo de informações sobre o comprador.

Fazendo uma analogia. Quando você vai à uma festa de aniversário de alguém que você gosta, como você escolhe o presente? Você tentará relembrar de todas as conversas/momentos que vocês tiveram, não é mesmo? Saber os detalhes sobre essa pessoa ajudará você a escolher o presente ideal. O papel do Marketing é mais ou menos esse.

Se a empresa conhecer seus clientes extremamente bem, poderá aprimorar os produtos/serviços para que eles fiquem mais satisfeitos. Alguns casos, ainda existe a possibilidade de começar a vender novos itens para atender outras necessidades desses compradores.

 

Como o Marketing conquista novos clientes?

Conhecer bem o consumidor também ajudará a impactá-lo da melhor maneira possível. Ou seja, transmitir a melhor mensagem, no melhor meio de comunicação, no melhor momento. Para trazer novos clientes para a marca é preciso que eles a conheçam, em primeiro lugar. Para tanto, será necessário divulga-la em locais em que seu público estará.

Se você quer vender um sapato de salto alto, por exemplo, você deverá mostrar a mensagem sobre esse produto no intervalo de um programa mais direcionado para o público feminino. Não adianta mostrar no intervalo do futebol, seu target não estará lá. É claro que existem exceções. Entretanto, qual a regra geral? A maioria das mulheres não se interessa por futebol e os homens não se interessam por sapatos de salto alto.

Além de selecionar bem o meio de comunicação (ou canal, como costumamos chamar), é preciso traçar a mensagem de maneira estratégica. O conteúdo deve ser muito bem pensando para que atinja de maneira certeira o possível comprador e o layout deve ser atrativo para prender sua atenção.

A mensagem poderá ser uma promoção, contar os diferenciais e atributos da marca, chamar a atenção de como a empresa pode solucionar determinada dor do público, passar informações relevantes, entre outras opções.

Se a engrenagem estiver bem calibrada, será possível captar novos leads (falamos o que são leads e como captá-los nesse post aqui), que – por sua vez – deverão ser trabalhados pelo departamento comercial.

 

Como o Marketing atua com a empresa inteira?

O Marketing deve estar em completa sinergia com todos os departamentos para que a marca mantenha sua imagem positiva. Afinal, não adianta transmitir a mensagem ideal para os consumidores, falar exatamente o que eles querem ouvir, criar um layout super atrativo e ter uma promoção imperdível se, no momento de fechar a compra, o atendimento for ruim, por exemplo.

Superar as expectativas do público é o que faz as vendas aumentarem sempre.

 

Se você precisa de ajuda para fidelizar ou conquistar novos clientes, a EntreLinhas pode te ajudar. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br.

6 thoughts on “Qual o papel do Marketing nas organizações?

  • Luan

    Boa tarde, Gostaria de saber como funciona.

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    • entrelinhasmkt

      Olá, Luan.
      Tudo bem?

      Enviamos um email. Você recebeu?
      Abraços

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  • Jéssica Sales

    Boa noite.. gostaria de saber como funciona o trabalho de vocês..
    Tenho uma empresa de Assessoria de Trânsito localizada na Barra Funda, atuo na área de regularização de CNHs junto ao DETRAN e gostaria de saber de que forma vocês podem aplicar o marketing para alavancar as vendas no meu negócio.

    Obg

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    • entrelinhasmkt

      Jéssica, te mandamos email. 😉

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  • Jefferson Ferreira

    Ola, estou prestes a começar um negócio de rua, uma tapiocaria em um carrinho de lanche e quero trazer uma proposta diferenciada. Além da tapioca recheada, quero vender outros produtos derivados da fécula de mandioca que é o caso do cuscuz doce e o dadinho de tapioca. Sem contar que nesse mesmo espaço quero colocar café gelado o chamado frapê de cappuccino, suco de laranja e crepe. Meu objetivo é ter um loja fixa, mas vou começar na rua pelo baixo custo inicial. Será que há alguma estratégia de marketing para um pequeno negócio como o meu? Tenho o intuito de entrar no ramo de buffet em eventos corporativos e serviços de buffet em geral.

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    • entrelinhasmkt

      Olá, Jefferson.
      Podemos fazer um trabalho legal juntos.
      Mandamos email.
      Abraços

      Responder

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