Como fazer o Marketing dar resultado?

Quando o assunto é marketing existe uma preocupação unânime nas empresas, sejam elas startups ou multinacionais: retorno do investimento empregado. A dúvida é como fazer o marketing dar resultado. Há um receio de todo o valor empregado seja desperdiçado. Tal pensamento faz com que os executivos dessas organizações duvidem da eficácia das agências contratadas. Eles não sabem se tudo o que foi feito nesse âmbito trará resultados. Nas palavras dos acionistas, se as ações vão trazer mais clientes e dar um up no faturamento.

A resposta é “sim”. Para tanto, é preciso tratar a comunicação e o marketing com o mesmo cuidado analítico dos outros departamentos. Quer entender melhor como avaliar isso? Continue lendo esse texto.

Planeje, mas não escreva na pedra

Para obter sucesso, as empresas precisam traçar objetivos, estabelecer metas e planejar as ações de comunicação e marketing. O planejamento é extremamente importante, mas ele não pode ser fixo, completamente imutável. Ele norteará tudo que será feito, mas, se as ações executadas não forem mensuradas, o estudo será ineficaz. É preciso avaliar o que está sendo feito e reajustar a rota (quando necessário).

Não gaste tudo de uma vez

Parte da avaliação para o marketing dar resultado diz respeito à verba utilizada. Vamos supor que você tenha uma verba de R$ 100 para fazer anúncio nas mídias sociais. Trace o seu público e coloquei, por exemplo, R$ 5 na primeira publicação. Salve os resultados. Faça uma mudança no público e coloque mais R$. Veja qual público teve o melhor resultado e invista mais nele. Isso otimizará seus gastos.

Escolha as métricas certas

No âmbito digital temos números de monte. São tantas informações que você acaba ficando perdido, então foque naquilo que, de fato, for importante para o seu negócio. Se sua fase for de awareness (reconhecimento de marca), por exemplo, ter um bom alcance no Facebook ou muitas visualizações no Youtube são bons resultados para você. Agora, se o seu foco é vender – pura e simplesmente – você precisará avaliar o custo para cada lead captado, por exemplo.

Precisa de ajuda para traçar as métricas certas e fazer o marketing dar resultado para a sua empresa? Basta mandar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br  que nós te ajudaremos! 😉

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